quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROPOSTA DE RODA DE JORNAL – PIC 5º Ano – VOL. 3

Roda de Jornal - Semana 1

Os jornais são organizados de forma bastante semelhante entre os diferentes editores, com a intenção de facilitar a leitura. Todos têm cadernos que tratam sobre vários assuntos, como: cotidiano da cidade, cultura, esportes, economia.

Nesta roda vocês selecionarão a notícia de maior destaque em cada caderno para colocar no mural da classe.

Leiam a notícia e depois contem aos seus colegas uma breve síntese, assim todos saberão sobre os fatos principais do dia em relação a vários assuntos.

Orientação ao Professor:

Esta atividade é importante para os alunos perceberem a organização dos jornais e a relevância que dão aos acontecimentos. Também serve para discutir com eles sobre acontecimentos em vários âmbitos, pois geralmente se interessam apenas por esportes e cotidiano. Se você tiver o jornal do dia anterior, é interessante comparar as notícias de maior destaque nos dois dias em relação aos mesmos fatos.

Roda de Jornal - Semana 2

Os jornais de domingo geralmente são mais grossos, pois trazem uma quantidade maior de informações. Neles podemos encontrar cadernos especiais, que são publicados somente nestes dias. Você sabe dar alguns exemplos destes cadernos especiais?

Hoje seu professor trará para a classe alguns destes cadernos para você ler e selecionar uma reportagem bem interessante para compartilhar com o grupo.

Orientação ao Professor:

Organize os alunos em grupos e dê um caderno diferente do jornal a cada um. Geralmente os jornais têm cadernos especiais em alguns dias da semana, como: No Estado de São Paulo (TV e Lazer, Feminino, Casa, Classificados, Link, Nosso bairro, Turismo) e na Folha de São Paulo (Folha Equilíbrio, Revista da Folha, Ilustrada etc.). Chame a atenção dos alunos para esta periodicidade. Deixe que eles explorem bem o caderno e selecionem a notícia que acharem mais interessante. Oriente para que leiam primeiro os títulos das notícias e as legendas das imagens, para facilitar a escolha. Depois que todos os grupos tiverem escolhido e lido sua notícia, coloque todas sentados em roda para socializar o que leram.

Roda de Jornal - Semana 3

Você sabe onde encontrar a previsão do tempo em um jornal? Há dois lugares em que você pode encontrar informações deste tipo. Anote-os aqui:
_______________________________
_______________________________

Pegue o jornal que você tem disponível em sua sala e descubra qual é a previsão para hoje - temperatura mínima e máxima, se fará sol ou chuva – e também para os próximos dias.

Previsão do Tempo para hoje:

Previsão do tempo para os próximos dias:

Orientação ao Professor:

Esta proposta faz com que os alunos vivenciem um uso do jornal que é muito frequente entre os leitores deste portador de textos, ou seja, buscar informações de forma precisa e pontual. Chame a atenção para o fato de que encontramos a previsão do tempo na 1ª página e no caderno que aborda o cotidiano da cidade (Metrópole, Cotidiano, São Paulo), com mais detalhes, inclusive com a previsão para os próximos dias na cidade, e de outras cidades.

Aproveite que você está com o jornal na sala de aula e dê uma olhada nas principais notícias do dia. Boa leitura!

Orientação ao Professor:

Nesta roda, explore a variedade de notícias sobre a cidade – obras, inaugurações, segurança pública, crimes, falecimentos, mudanças climáticas, notícias de utilidade pública sobre rodízio, greves, etc.

Roda de Jornal - Semana 4

Hoje vamos ler o caderno do jornal que aborda assuntos de Arte, Cultura e Lazer. Cada jornal chama de um jeito este caderno, mas todos são organizados de forma semelhante e trazem informações diversas.

O seu professor distribuirá diferentes partes deste caderno e sua tarefa, junto com seus colegas, é selecionar uma dica cultural ou uma programação na TV que gostaria de acompanhar para socializar com todos na roda.

Orientação ao Professor:

Nesta roda, o objetivo é explorar o caderno que aborda assuntos relacionados à Arte, Cultura e Lazer. Antes de iniciar a roda, organize e a classe em grupos e distribua páginas diferentes deste caderno. Deixe que leiam e observem tudo o que há na página. Depois, peça que selecionem algo para compartilhar com os outros colegas em roda. Incentive para que comentem sobre tudo o que encontraram no jornal: programação de cinemas e tv, críticas de livros, peças de teatro, filmes que foram lançados recentemente, acontecimentos relacionados à moda, cultura, arte e lazer, crônicas, acontecimentos relacionados a pessoas de destaque, tirinhas, passatempos, horóscopo.

Roda de Jornal - Semana 5

Em alguns jornais que circulam na cidade de São Paulo, aos sábados encontramos o suplemento infantil. Além de trazer uma linguagem adequada para os leitores mais novos, traz também assuntos bem interessantes, dicas de passeios, recomendações de sites, histórias em quadrinhos.

Hoje você e seus colegas poderão analisar o suplemento infantil trazido por seu professor. Discutam qual é a reportagem principal e as partes que mais chamarem a atenção da classe.

Bom trabalho!

Orientação ao Professor:

Organize os alunos em roda, para que todos possam analisar o jornal. Se você conseguir mais de um exemplar deste suplemento, pode organizá-los em grupos. Seria muito interessante que pudessem observar a Folhinha (jornal - A Folha de são Paulo) e o Estadinho (jornal - O Estado de São Paulo), para compararem a organização e as informações trazidas em cada um deles. Você pode anotar na lousa as observações e comentários dos alunos.

Roda de Jornal - Semana 6

Nos jornais você encontra notícias e reportagens sobre Política, Meio Ambiente, Educação, Acontecimentos Mundiais, Descobertas da Ciência, Informática, Turismo, entre outros assuntos. Procure no jornal uma notícia sobre um desses assuntos e relate para seus colegas algo interessante.

Orientação ao Professor:

Nesta roda chame a atenção dos alunos para a forma como os jornais se organizam. Geralmente as notícias sobre Política, Meio Ambiente, Educação, Acontecimentos Mundiais, e Descobertas da Ciência fazem parte do primeiro caderno, que é mais geral, e estes assuntos aparecem como títulos. Já as notícias sobre Informática, Turismo, Empregos, e outros, aparecem em cadernos especiais publicados em alguns dias da semana. Este é um conhecimento importante para os alunos aprenderem a localizar informações em um jornal.

Roda de Jornal - Semana 7

Hoje, seu professor trouxe três notícias que relatam o mesmo acontecimento em dias diferentes.

Leia sobre o desenrolar dos fatos e continue acompanhando as notícias nos próximos dias!

Orientação ao Professor:

É importante que você separe notícias sobre algum fato que os alunos estejam interessados, comentando em sala de aula, e acompanhando as notícias em outros meios de comunicação, como rádio ou TV. Saber sobre o assunto facilita muito a leitura!

Podem ser notícias sobre qualquer assunto - esportes, saúde, política, fenômenos naturais... O importante é que as notícias tragam informações novas todos os dias. Chame a atenção dos alunos para o fato de que quase todas as notícias de jornal, no dia seguinte já estão desatualizadas, pois abordam fatos do cotidiano que mudam rapidamente. Apenas as reportagens têm uma permanência maior, pois abordam os acontecimentos com mais abrangência, comentando ideias, causas, efeitos, etc.

Roda de Jornal - Semana 8

Você sabia que os jornais geralmente têm uma versão eletrônica? Usando os computadores de sua escola, entre nas páginas on-line de vários jornais de São Paulo e anote no seu caderno o que você observou de diferente em relação às versões impressas destes mesmos jornais.

O Estado de São Paulo - www.estadao.com.br

Folha de São Paulo - http://www.folha.uol.com.br/

Jornal da Tarde - http://www.jt.com.br/

Diário de São Paulo - http://www.diariodespaulo.com.br

Orientação ao Professor:

Leve para a classe um jornal impresso e peça que comparem com a versão eletrônica. Depois deixe que entrem em outros jornais para analisarem as diferenças entre eles. As versões eletrônicas dos jornais são atualizadas durante o dia e por isso não correspondem exatamente à versão eletrônica. Elas são mais atualizadas. Também a apresentação das notícias é um pouco diferente em termos de visual gráfico e organização do texto (hipertexto). Geralmente não têm gráficos e tabelas. São mais enxutas, pois o hipertexto permite fácil referência a outras partes do jornal ou a outras notícias relacionadas ou totalmente independentes.
Se na sua escola não tiver computador, peça que os alunos usem tele centros ou outros computadores que tenha acesso fora da escola, e depois faça esta discussão em sala.
Caso não seja possível contar com computadores, aborde este assunto, relatando aos alunos a experiência de leitura on-line e substitua esta roda por outra em que eles leem notícias no jornal do dia e depois relatam aos colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário