- Leitura e discussão da matéria “Diversão imita o crime” (Anexo 1);
Questionamentos para explorar a notícia:
Qual é a temática central ou a questão discutida?
- Há posicionamentos? Quais?
- E argumentos?
- Quais aspectos serviriam como ponto de discussão?
- Planejamento e escrita de uma carta de leitor para a matéria analisada.
b. Ler a carta no contexto primário (Anexo 2) e discutir: Que aspectos da matéria o leitor escolheu para comentar?
Analisar as adequações da carta de leitor em relação à matéria.
c. Fazer a leitura da carta publicada (Anexo 3) e verificar o que mudou em relação à carta original. Por que mudou?
d. Ler a explicação do editor (Anexo 4) e observar como ele faz para preparar as cartas para publicação.
- Analisar e verificar se ele utilizou os critérios que propôs para editar as cartas.
- A opinião do leitor foi garantida na publicação? O que aconteceu com a carta original?
e. Que outros aspectos são passíveis de discussão a partir da matéria. Se você fosse comentar, qual escolheria? Justifique.
Retomar a carta escrita em grupos e revisar.
Formação Coordenadores Pedagógicos - Projeto Ler e Escrever
Nenhum comentário:
Postar um comentário