quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Explorando a Reportagem (Estudo e Compreensão do Texto).


Pergunte para os alunos se o texto acima é uma reportagem ou notícia.


A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista.

O objetivo da reportagem é levar os fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Isso implica em um fator essencial a um jornalista: falar bem e escrever bem.

Se televisionada, a reportagem deve ser transmitida por um repórter que possui dicção pausada e clara e linguagem direta, precisa e sem incoerências. Além de saber utilizar a entonação que dá vida às palavras, uma vez que representa na fala os sinais de pontuação!
Se impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente! Por essas questões, a subjetividade está mais presente nesse tipo de reportagem do que no outro, apontado acima!

Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os repórteres têm mais recursos visuais e gráficos disponíveis, o que chama a atenção para a notícia.

Em meio aos fatos presenciados e que deverão ser transmitidos, cada repórter tem seu estilo próprio de conduzir ou de narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como é comunicada é diferente de um profissional para outro! Para o leitor ou telespectador é ótimo, pois ele poderá optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem!

Qual a diferença entre notícia e reportagem? A primeira informa fatos de maneira mais objetiva e aponta as razões e efeitos. A segunda vai mais a fundo, faz investigações, tece comentários, levanta questões, discute, argumenta.

A reportagem escrita é dividida em três partes: Manchete, lead e corpo.

Manchete: compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.
Lead: pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.
Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm


Explore, então, o entendimento da reportagem. Isso pode ser feito com base nas seguintes perguntas:

• Qual o título da reportagem? Por que você acha que esse título foi dado para ela?

• Qual o lead (abaixo do título) ou olho da reportagem acima?

• O que explica melhor o conteúdo da reportagem: o título ou o olho? Por quê?

• Que imagem está presente no texto? Que relação há entre ela e o texto lido?

• Qual a função da legenda da foto?

• Como se chamam os pelos que estão presentes no nariz do gato? Eles estão presentes em outras partes? Quais?

• Como as vibrissas ajudam os felinos a perceberem o que acontece no lugar em que eles estão?

• Como um gato pode sentir a presença de alguém mesmo de olhos fechados?

• Por que as vibrissas são como “réguas naturais”?

• Em uma raça de gatos, as vibrissas podem estar ausentes. Por que isso acontece? Isso afeta a vida desses gatos? Por quê?

• Por que o repórter diz que “toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário