sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sumário Apostila - Toda Força ao 1º Ano

Os momentos de leitura do professor – textos de divulgação científica
ATIVIDADE 1: Leitura do professor de um texto de divulgação científica
Os momentos de leitura do aluno – textos memorizados
ATIVIDADE 2: Leitura do aluno de uma Parlenda
ATIVIDADE 3: Leitura com o professor de uma parlenda para recitar o alfabeto
ATIVIDADE 4: Escrita com o professor da lista dos nomes da classe em ordem alfabética
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
ATIVIDADE 5: Nomes e sobrenomes – Conversa de apresentação
ATIVIDADE 6: Escrita do aluno – Produção de crachás
ATIVIDADE 7: Escrita do aluno - Autorretrato e escrita do próprio nome
ATIVIDADE 8: Escrita do aluno - Agenda de aniversário
Produção oral com destino escrito – cartas e bilhetes
ATIVIDADE 9: Produção oral com destino escrito – Bilhete para os pais
Projeto didático: cantigas populares
ATIVIDADE 1: Leitura com o professor de uma cantiga de ninar
ATIVIDADE 2: Escrita do professor – Lista das cantigas conhecidas
ATIVIDADE 3: Escrita do aluno – Produção de uma nova versão para uma cantiga
Ler e escrever para acompanhar acontecimentos marcantes
ATIVIDADE 1: Leitura do professor Notícias sobre o grande evento esportivo
ATIVIDADE 2: Leitura do aluno Lista com o nome dos países
ATIVIDADE 3: Leitura do aluno Legendas de fotos trocadas
ATIVIDADE 4: Escrita do aluno Legenda de fotos
ATIVIDADE 5: Leitura do aluno Ficha técnica dos países
Era uma vez um conto de fadas...
ATIVIDADE 6: Leitura do professor Leitura de Contos Tradicionais
ATIVIDADE 7: Comunicação oral  –  Ouvir uma história gravada em CD
ATIVIDADE  8: Produção oral da história escolhida – Com destino escrito
Sequência didática: texto memorizado
ATIVIDADE 9: Leitura do aluno – Parlendas conhecidas – Ditado cantado
ATIVIDADE 10: Escrita do aluno – Produção de versões para uma parlenda
ATIVIDADE 11: Leitura do aluno – Quebra-cabeça de parlenda
ATIVIDADE 12: Leitura do aluno – Palavras que rimam e complicam
Projeto didático: Pé-de-moleque, canjica e outras receitas juninas
ATIVIDADE 13: Leitura do aluno – Localizar uma receita
ATIVIDADE 14: Escrita do aluno – Escrita de lista
ATIVIDADE 15: Escrita do aluno – Ler para fazer
Leitura e escrita de listas
ATIVIDADE 1: Escrita do aluno – “Na cozinha da bruxa tem...”
ATIVIDADE 2: Leitura pelo aluno – Lista dos contos lidos pelo professor
ATIVIDADE 3: Leitura pelo aluno – Lista de frutas
Leitura e escrita de textos memorizados
ATIVIDADE 4: Leitura pelo aluno – Localização de palavras em um poema
ATIVIDADE 5: Leitura pelo aluno – Ditado com consulta de palavras de um poema
ATIVIDADE 6: Escrita do aluno – Verso de um poema
ATIVIDADE 7: Leitura pelo aluno – Cruzadinha com banco de palavras
ATIVIDADE 8: Leitura pelo aluno – Encontrar as respostas das adivinhas
Jogo da forca
ATIVIDADE 9: Escrita do aluno – Jogo da Forca
Ler para conversar, conversar para ler
ATIVIDADE 10: Leitura pelo professor – Texto jornalístico
ATIVIDADE 11: Leitura compartilhada – História em quadrinhos
Projeto didático: Anta, onça e outros animais do Pantanal
ATIVIDADE 12 Leitura pelo aluno – Lista dos animais que serão estudados no projeto
ATIVIDADE 13: Seleção de estudos para texto – Animais do pantanal
ATIVIDADE 14: Leitura pelo professor – Texto de divulgação científica
ATIVIDADE 15: Produção oral com destino escrito - Texto de divulgação científica
ATIVIDADE 16: Leitura pelo aluno – Legenda de ilustração
ATIVIDADE 17: Escrita do aluno – Preencher a ficha do animal
ATIVIDADE 18: Escrita do aluno – “Você sabia?” Sobre os animais
ATIVIDADE 19: Revisão coletiva de textos – Revisão dos textos dos alunos
Sequência didática: Reescrita de contos de fadas
ATIVIDADE 20: Leitura pelo prof.º – Leitura e comparação de duas versões da mesma história
ATIVIDADE 21: Leitura pelo prof.º – Comparação e análise de trechos de duas versões da mesma história
ATIVIDADE 22: Leitura pelo aluno – Localização de personagens de um conto numa lista
ATIVIDADE 23: Leitura pelo aluno – Localização de carac. das personagens de um conto
ATIVIDADE 24: Escrita do aluno – Diálogo entre Chapeuzinho e o lobo
ATIVIDADE 25: Leitura pelo professor – Comparação entre o início de duas versões
ATIVIDADE 26: Escrita do aluno – Características dos personagens de um conto
ATIVIDADE 27: Escrita do aluno – Reescrita de um conto de fadas em duplas
ATIVIDADES DIVERSAS

Na verdade coloquei o sumário para dar uma idéia das atividades que serão desenvolvidas dentro do programa. Essas atividades foram numeradas apenas para que você as localize com maior agilidade e também as comente com os colegas e com a coordenação pedagógica. Essa numeração, portanto, não tem relação com a ordem de desenvolvimento. Essa decisão deverá ser tomada por você e seus colegas de trabalho quando da definição do planejamento deste bimestre.
Na sequência colocarei algumas aulas  para que você professor possa entender um pouco melhor a proposta. Esta apostila está pronta com algumas modificações realizadas por mim, e também pelas professoras Adriana Langhi e Mariela do 1º ano A e B da EMEB Profª Maria Ermantina carvalho Tarpani. É certo que várias outras atividades podem ser desenvolvidas e que, provavelmente, algumas que você considera essenciais não foram aqui contempladas. Lembre-se de que este Guia é um ponto de partida para o seu trabalho e pode lhe ser útil como fio condutor. Outras atividades e propostas de trabalho podem e devem ser incorporadas ao seu trabalho de alfabetização. Lembre-se também de que o seu planejamento é e sempre será fruto da sua experiência e das decisões profissionais que você assume em seu dia-a-dia.

2 comentários:

  1. Olá Rô,
    Muito legal essa sua ideia de postar aqui esse conteúdo. Tenho certeza que muitos professores já estão se preparando para o início do ano letivo, com certeza isso ajudará!
    Parabéns pelo trabalho, o blog está lindo!
    Stella

    ResponderExcluir
  2. Olá colega!

    Consegui baixar esta apostila da internet, mas tenho interesse em comprá-la, isto é possível?!

    Grata!

    ResponderExcluir