sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Programa Ler e Escrever – Prioridade na Escola Municipal, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

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         Este é o Programa Ler e Escrever – Prioridade na Escola Municipal, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que visa organizar ações e reunir esforços para melhorar a qualidade do ensino, principalmente no que diz respeito às competências de leitura e escrita.
         O desafio colocado por este Programa é grande: a formação de alunos leitores e escritores. Este não é só um dos grandes objetivos da nossa Rede, mas também de toda a sociedade. Afinal, aprender a ler e escrever na escola é condição indispensável para os alunos prosseguirem com sucesso na sua formação escolar e no seu desenvolvimento profissional. É condição essencial para que possam atuar como cidadãos e, assim, ter acesso à cultura letrada e usufruir plenamente dela nas situações de trabalho, de lazer e na resolução de questões de seu cotidiano. E todos concordamos que esta deve ser a tarefa prioritária do Ensino Fundamental.
            A EMEB Professora Maria Ermantina Carvalho Tarpani adotou este material, como apoio ao 1º e 2º ano, por fazer parte da linha de trabalho da nossa escola. Acreditamos que todos os conteúdos podem ser ampliados e aprofundados. A única modificação realizada pela coordenadora pedagógica de nossa escola, Rosângela Bonater, foi em relação à ampliação de algumas atividades e ao layout da apostila. O importante para nós é oferecer o que há de melhor para os nossos alunos e professores.
Que fique claro que todas as informações e orientações contidas neste Guia por si sós não trazem todas as respostas aos desafios colocados em sala de aula – é preciso que sua utilização seja, cada vez mais, vinculada a momentos de discussões, debates e estudos coletivos em nosso Horário de Trabalho Pedagógico. É preciso que a teoria seja concretizada em sala de aula para ser analisada, estudada, adequada, e então transformada em conhecimento. Acreditamos que a escola pode ser um importante centro de produção de conhecimento didático, justamente por ser o lugar em que a prática e a teoria dialogam.

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