quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas para o seu Planejamento.


MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
RODA DE CONTAGEM
Atividades que estimulem os alunos a buscarem estratégias que facilitem a identificação de quantidades.
COLEÇÕES DE OBJETOS
Formar coleções com diferentes objetos, como: adesivos, lacres de
alumínio,  miniaturas, bolinha de gude, figurinhas, contribui de forma
significativa para que os alunos contem todos os elementos, mantendo a ordem ao enunciar os nomes dos números e observando que o último
número corresponde ao total de objetos da coleção.
SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO A REFLEXÃO SOBRE OS NÚMEROS
Situações envolvendo números para que os alunos possam identificar a
função que eles desempenham naquele contexto: números para quantificar, números para ordenar, entre outros.
CONSTRUÇÃO DE FICHAS
Construir  fichas de identificação de cada aluno contendo números que
indiquem diferentes aspectos, por exemplo: idade, peso, altura, número de pessoas que moram na mesma casa, datas de nascimento, número de animais que possui, entre outros, proporcionando um espaço onde as crianças possam trocar as fichas e ler e interpretar as informações numéricas.
SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO A COMPARAÇÃO DE QUANTIDADES ENTRE COLEÇÕES
Atividades de comparação de quantidades entre duas coleções, verificando se possuem o mesmo número de elementos, ou se possuem
mais ou menos, utilizando para isso diferentes estratégias: correspondência um a um e estimativas.
CALENDÁRIO
Proporciona a reflexão sobre a sequência numérica em uma situação real de consulta.
JOGO DE TRILHA
Proporciona as crianças a marcarem os avanços e recuos numa pista
numerada.
ATIVIDADES QUE ENVOLVAM CÉDULAS E MOEDAS
Favorece as crianças uma situação em que sejam convidadas a resolver situações problemas fazendo uso de cédulas e moedas, como exemplo: o mercadinho em sala de sala de aula, jogo de banco imobiliário etc.
ESPAÇO E FORMA
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES JOGOS E BRINCADEIRAS
Que estimulem os alunos a situar-se ou se deslocar no espaço,
recebendo e dando instruções, usando vocabulário de  posição.
Exemplos: Jogos de Circuito, Caça ao Tesouro, Batalha Naval.
CONSTRUÇÃO DE MAQUETES
Produção de maquetes da sala de aula e de outros espaços, identificando semelhanças e diferenças entre uma maquete e uma planta.
PERCURSO
Desenhar o percurso de casa à escola e propor que os alunos troquem e comparem seus desenhos e façam a leitura do percurso dos colegas.
JOGOS DE ADIVINHA
Jogos para adivinhar um determinado objeto referindo-se apenas ao
formato dele.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Classificação de  sólidos geométricos a partir de critérios como:
superfícies arredondadas e superfícies planas, vértices, entre outras.

GRANDEZAS E MEDIDAS
ATIVIDADES QUE EXPLOREM PADRÕES DE MEDIDAS NÃO CONVENCIONAIS
Medir o comprimento da sala com passos, palmos, etc.
SITUAÇÕES-PROBLEMA
Situações que envolvam a comparação entre dimensões reais e as de uma representação em escala, percebendo que muitos objetos não podem ser representados em suas reais dimensões, como, por exemplo: um carro, um caminhão, uma casa.
Explorar as noções de perímetro e de área a partir de situações problema que permitam obter a área por decomposição e por composição de figuras, usando recortes e sobreposição de figuras, entre outras.
LINHA DO TEMPO
Construção da linha do tempo para contar a sua própria história ou a história de vida de alguém conhecido ou da própria família.
ATIVIDADES DE ROTINA
Atividades que permitam fazer marcações do tempo e identificar rotinas:
manhã, tarde e noite; ontem, hoje, amanhã;  dia, semana, mês, ano;
hora, minuto e segundo.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
LEITURA DE DADOS
Leitura e discussão sobre dados relacionados à saúde, educação, cultura,
lazer, alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre  outros,
organizados em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) que
aparecem em jornais, revistas, rádio, TV, internet.
LEITURA E CONSTRUÇÃO DETABELAS E GRÁFICOS
Preparação e simulação de um jornal ou de reportagens feitas pelos alunos, comunicando através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles.
SITUAÇÕES-PROBLEMA
Resolução de situações-problema simples que ajudem os alunos a formular previsões a respeito do sucesso ou não de um evento, por exemplo: um jogo envolvendo números pares ou ímpares, o lançamento de um dado.

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