MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
RODA
DE CONTAGEM
Atividades
que estimulem os alunos a buscarem estratégias que facilitem a identificação de
quantidades.
COLEÇÕES
DE OBJETOS
Formar
coleções com diferentes objetos, como: adesivos, lacres de
alumínio, miniaturas, bolinha de gude, figurinhas,
contribui de forma
significativa
para que os alunos contem todos os elementos, mantendo a ordem ao enunciar os
nomes dos números e observando que o último
número
corresponde ao total de objetos da coleção.
SITUAÇÕES
PROBLEMAS ENVOLVENDO A REFLEXÃO SOBRE OS NÚMEROS
Situações
envolvendo números para que os alunos possam identificar a
função
que eles desempenham naquele contexto: números para quantificar, números para
ordenar, entre outros.
CONSTRUÇÃO
DE FICHAS
Construir fichas de identificação de cada aluno
contendo números que
indiquem
diferentes aspectos, por exemplo: idade, peso, altura, número de pessoas que
moram na mesma casa, datas de nascimento, número de animais que possui, entre
outros, proporcionando um espaço onde as crianças possam trocar as fichas e ler
e interpretar as informações numéricas.
SITUAÇÃO
PROBLEMA ENVOLVENDO A COMPARAÇÃO DE QUANTIDADES ENTRE COLEÇÕES
Atividades
de comparação de quantidades entre duas coleções, verificando se possuem o
mesmo número de elementos, ou se possuem
mais
ou menos, utilizando para isso diferentes estratégias: correspondência um a um
e estimativas.
CALENDÁRIO
Proporciona
a reflexão sobre a sequência numérica em uma situação real de consulta.
JOGO
DE TRILHA
Proporciona
as crianças a marcarem os avanços e recuos numa pista
numerada.
ATIVIDADES
QUE ENVOLVAM CÉDULAS E MOEDAS
Favorece
as crianças uma situação em que sejam convidadas a resolver situações problemas
fazendo uso de cédulas e moedas, como exemplo: o mercadinho em sala de sala de
aula, jogo de banco imobiliário etc.
ESPAÇO E FORMA
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES JOGOS E BRINCADEIRAS
Que
estimulem os alunos a situar-se ou se deslocar no espaço,
recebendo
e dando instruções, usando vocabulário de
posição.
Exemplos:
Jogos de Circuito, Caça ao Tesouro, Batalha Naval.
CONSTRUÇÃO
DE MAQUETES
Produção
de maquetes da sala de aula e de outros espaços, identificando semelhanças e
diferenças entre uma maquete e uma planta.
PERCURSO
Desenhar
o percurso de casa à escola e propor que os alunos troquem e comparem seus
desenhos e façam a leitura do percurso dos colegas.
JOGOS
DE ADIVINHA
Jogos
para adivinhar um determinado objeto referindo-se apenas ao
formato
dele.
SÓLIDOS
GEOMÉTRICOS
Classificação
de sólidos geométricos a partir de
critérios como:
superfícies
arredondadas e superfícies planas, vértices, entre outras.
GRANDEZAS E MEDIDAS
ATIVIDADES
QUE EXPLOREM PADRÕES DE MEDIDAS NÃO CONVENCIONAIS
Medir
o comprimento da sala com passos, palmos, etc.
SITUAÇÕES-PROBLEMA
Situações
que envolvam a comparação entre dimensões reais e as de uma representação em escala,
percebendo que muitos objetos não podem ser representados em suas reais
dimensões, como, por exemplo: um carro, um caminhão, uma casa.
Explorar
as noções de perímetro e de área a partir de situações problema que permitam
obter a área por decomposição e por composição de figuras, usando recortes e
sobreposição de figuras, entre outras.
LINHA
DO TEMPO
Construção
da linha do tempo para contar a sua própria história ou a história de vida de
alguém conhecido ou da própria família.
ATIVIDADES
DE ROTINA
Atividades
que permitam fazer marcações do tempo e identificar rotinas:
manhã,
tarde e noite; ontem, hoje, amanhã; dia,
semana, mês, ano;
hora,
minuto e segundo.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
LEITURA DE DADOS
Leitura
e discussão sobre dados relacionados à saúde, educação, cultura,
lazer,
alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre outros,
organizados
em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) que
aparecem
em jornais, revistas, rádio, TV, internet.
LEITURA
E CONSTRUÇÃO DETABELAS E GRÁFICOS
Preparação
e simulação de um jornal ou de reportagens feitas pelos alunos, comunicando
através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles.
SITUAÇÕES-PROBLEMA
Resolução
de situações-problema simples que ajudem os alunos a formular previsões a
respeito do sucesso ou não de um evento, por exemplo: um jogo envolvendo
números pares ou ímpares, o lançamento de um dado.
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