quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Significados e conceitos das operações de multiplicação e divisão.

Esta unidade apresenta sugestões de atividades relativas aos conceitos e significados da multiplicação e da divisão, bem como de construção dos fatos básicos dessas operações.
São apresentadas, também, atividades de observação de regularidades e utilização das propriedades da multiplicação.
Lembrando o que já foi explicado sobre “memorização da tabuada”, a representação retangular é explorada aqui no sentido de facilitar a compreensão dos fatos básicos (“tabuadas”) e das propriedades da multiplicação.
Estamos desenvolvendo, também, atividades relativas ao princípio multiplicativo, significado pouco explorado nas séries iniciais e importante para a compreensão dos princípios de análise combinatória que serão estudados no ensino médio.
Na divisão, o trabalho se volta, inicialmente, para atividades que solicitam do aluno divisões nem sempre em partes iguais por ser essa a ideia que ele traz do seu meio: a divisão, fora da Matemática, é muitas vezes em quantidades desiguais (um exemplo muito comum é o modo como uma criança divide com outra certa quantidade de balas: “duas para mim, uma para você!”). A partir dessa discussão é que introduzimos o conceito matemático da divisão: sempre em partes iguais.
Para todos os aspectos abordados, procuramos apresentar situações-problema que devem servir como sugestão para a criação de outras situações interessantes. Busca-se levar os alunos a dominar as habilidades de identificar as ideias da multiplicação e da divisão, ou seja, ideias de comparação, proporcionalidade, combinatória e configuração retangular; e identificar, em situações-problema, as operações de multiplicação e divisão.


 













Anexos



Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA/ FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO/ DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS.

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