São sugeridas atividades que levam o aluno a compreender o Sistema de Numeração Decimal relacionando os conceitos de contagem, agrupamento e valor posicional. Essa unidade foi desenvolvida para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental para o domínio de habilidades referentes à compreensão de agrupamentos e trocas no Sistema de Numeração Decimal.
Iniciamos com atividades que mostram o uso de números no contexto do cotidiano, momento em que você poderá conversar com os alunos sobre os vários aspectos da utilização dos números na nossa vida: números de documentos, de casas, datas, preços etc.
Também são realizadas atividades de seqüências numéricas com o objetivo de iniciar uma discussão a respeito de possíveis regularidades observadas na leitura dos números.
As atividades referentes aos agrupamentos e trocas em bases variadas procuram levar os alunos a fazer generalizações e a compreender as regras que comandam o Sistema de Numeração Decimal.
Assim, o objetivo das atividades é levar os alunos a:
• realizar agrupamentos e trocas em diversas bases;
• realizar agrupamentos e trocas na base dez;
• identificar o sucessor e o antecessor de um número natural;
• comparar quantidades e ordenar números naturais;
• decompor um número natural.
Para isso, os conteúdos tratados são: agrupamentos e trocas em diversas bases e na base dez; sucessor e antecessor de um número natural; comparação de quantidades; ordenação de números naturais; decomposição de um número natural.
Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA/ FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO/ DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário