Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Leitura com o professor de uma Parlenda

ATIVIDADE 3
Leitura COM O PROFESSOR de uma parlenda para recitar o alfabeto.
OBJETIVOS
O que os alunos podem aprender nesta atividade?
·         Ampliar o conhecimento, num contexto lúdico e divertido, sobre a seqüência do alfabeto e, progressivamente, memorizar a ordem alfabética.
·         Ouvir a leitura e apreciar um texto que faça parte do repertório popular de nossa cultura.
PLANEJAMENTO
Como organizar o grupo? Para ouvirem a leitura do texto e recitá-lo com você, os alunos poderão estar reunidos em círculo.
Quais materiais serão necessários? A letra da parlenda e corda para brincar.
Duração: de 20 a 30 minutos.
ENCAMINHAMENTO
·               Ao planejar a atividade, utilize as cópias do texto “Suco gelado” da Coletânea de Atividades para os alunos colarem no caderno. Escreva também o texto na lousa, como suporte para a leitura coletiva. O ideal é que as crianças possam, após a leitura, pular corda e recitar a cantiga em um contexto lúdico. Para tanto, providencie cordas e planeje um local no pátio adequado à brincadeira.
·               Ao iniciar a atividade, comente com os alunos que você irá ensinar uma parlenda que geralmente acompanha as brincadeiras de pular corda. Pergunte-lhes se conhecem alguma cantiga de “pular corda” (ou outra parlenda qualquer). Procure também informar-se sobre quem sabe/gosta de pular corda. Aproveite para explicar que esta é uma parlenda especial, pois traz um tema que eles estão trabalhando: as letras do alfabeto.
·               Durante a atividade, primeiro recite a parlenda tendo como apoio a lousa – deixe para entregar a cópia do texto para os alunos ao final da atividade (eles poderão levar a parlenda para ler com os familiares, ilustrar o texto etc.). Simule a brincadeira: e se uma pessoa “erra o pulo” e pára na letra “D”, qual poderia ser o nome do(a) namorado/namorada? E se for a a letra “P”? E a letra “T”? Assim por diante. Escreva os nomes que eles disserem na lousa. Comente também que as letras do alfabeto, na parlenda, aparecem em ordem alfabética.
·               Ao final da atividade de leitura, convide os alunos para pular corda e recitar a cantiga.

O QUE MAIS FAZER?
Recitar o alfabeto para que os alunos consigam memorizar a ordem alfabética.
Utilizar a ordem alfabética para, por exemplo, sortear os ajudantes do dia, os alunos que irão iniciar uma brincadeira etc. Peça-lhes que recitem em voz baixa o alfabeto e, quando você falar “pára”, eles dizem a letra na qual estavam na recitação.
Produzir uma “Agenda de Aniversários” com os nomes dos colegas organizados em ordem alfabética.
Recitar outras parlendas que também apresentem o alfabeto, como:
“COM QUEM VOCÊ / DESEJA SE CASAR: / LOIRO, MORENO / SOLDADO, CAPITÃO?/ QUAL É A LETRA DO SEU CORAÇÃO / A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z?”.
Caso surja a necessidade, apresente uma versão adaptada mais adequada para os meninos: “SUCO GELADO, PERUCA ARREPIADA, QUAL É A LETRA DA SUA NAMORADA? A, B, C, D...”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário