Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Apostila Preparo Saresp.

Leia o texto:
Um cardápio variado
         Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só:
         O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
         O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
         A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações. Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
         Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.
Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.

1. De acordo com o texto qual a relação que o autor estabeleceu entre o texto e o título do Texto: “Um cardápio variado”:
(   ) Os besouros podem escolher entre diversos alimentos.
(   ) Cada tipo de besouro possui uma alimentação diferente.
(   ) Os besouros são terríveis e não se alimentam.
(   ) Os besouros precisam perseguir suas presas.

2. O besouro que prejudica a agricultura é:
(   ) Serra pau.
(   ) Bicudo.
(   ) Joaninha.
(   ) Rola-bosta.

3. Observe o trecho do texto: “Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.” A palavra em destaque significa:
(   ) Finos.
(   ) Grosseiros.
(   ) Saborosos.
(   ) Deselegantes.

4. Assinale a alternativa que revela que tipo de texto é este:
(   ) Fábula.
(   ) Conto.
(   ) Carta de reclamação.
(   ) Texto informativo.

5. Entre os seres humanos, a expressão devorar livros significa:
(   ) Comer livros.
(   ) Engolir os livros sem mastigar.
(   ) Ler muitos livros.
(   ) Catalogar livros.

6. Leia o trecho a seguir com atenção: “A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas”. Assinale a opção que revela por que a expressão em destaque está entre vírgulas:
(  ) Porque explica, ao contrário do que muita gente pensa, que a joaninha também é um besouro.
(   ) Porque explica ao leitor que joaninha e besouro são animais de estimação.
(   ) Porque explica ao leitor que a joaninha não é um besouro.
(   ) Porque separa a joaninha dos besouros que combatem as pragas.

7. Este tipo de texto pode ser encontrado em:
(   ) Dicionários.
(   ) Jornais.
(   ) Gibis.
(   ) Revistas científicas.

8. Leia o trecho a seguir com atenção e assinale a alternativa correta: “O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura de algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.”
A expressão em destaque refere-se ao:
(   ) Algodoeiro.
(   ) Bicudo
(   ) Broca
(   ) Besouros




1)                 Inseto que se alimenta de madeira: ________________.
2)                 Inseto que, de acordo com seus hábitos, têm preferência por excrementos: ______________.
3)                 Inseto que ajuda a combater as pragas nas plantações: _______________.
4)                 Inseto que alimenta - se das flores de algodão: _____________________.
5)                 Inseto terrível para a lavoura de algodão, atacando a raiz da planta: _______________.


10. Observe atentamente a expressão em destaque no seguinte trecho: “ também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros.” A expressão em negrito pode ser substituída por qual outra?
(   ) Existem.
(   ) Os besouros.
(   ) Eles.
(   ) Nós.


OBS. Esta apostila está sendo elaborada em HTPC, pela equipe da EMEB Profª Maria Ermantina Carvalho Tarpani, com o intuito de todos os professores do 1º ao 5º Ano saberem o que está sendo exigido nestas avaliações e quais descritores estão sendo explorados. Esta experiência enriquece a prática, afirmam os educadores. Gostaríamos de postar no Blog todo o nosso trabalho, com o intuito de poder ajudar outros educadores, inclusive as professoras que infelizmente este ano não estão mais na equipe da escola, mas continuam na rede.

13 comentários:

  1. Olá professora. Seria interessante se para cada atividade elaborada fosse informado o (s) descritor (es) a que ela se aplica. Gosto muito de trabalhar conciliando descritores e atividades, mas francamente tenho dificuldades em elaborar atividades que contemplem os descritores necessários a serie e disciplina , bem como o de identificar com facilidade a qual descritor determinada atividade se aplica. Se puder contar com sua colaboração agradeço e se quiser as que tenho elaborada para divulgação posso cedê-las. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostaria de saber o gabarito com as resposta para poder tirar uma duvida. Pois o texto e muito bom e as atividades tambem

    ResponderExcluir
  3. achei otimo pode enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  4. Achei maravilhoso!!! Você pode me enviar o gabarito

    ResponderExcluir
  5. eu quero as resposta cadee ? Poxaaaa

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto! Vou usá-lo para trabalhar com os meus alunos.

    ResponderExcluir