Um cardápio variado
Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só:
O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações. Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.
Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.
1. De acordo com o texto qual a relação que o autor estabeleceu entre o texto e o título do Texto: “Um cardápio variado”:
( ) Os besouros podem escolher entre diversos alimentos.
( ) Cada tipo de besouro possui uma alimentação diferente.
( ) Os besouros precisam perseguir suas presas.
2. O besouro que prejudica a agricultura é:
( ) Serra pau.
( ) Bicudo.
( ) Joaninha.
( ) Rola-bosta.
3. Observe o trecho do texto: “Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.” A palavra em destaque significa:
( ) Finos.
( ) Grosseiros.
( ) Saborosos.
( ) Deselegantes.
4. Assinale a alternativa que revela que tipo de texto é este:
( ) Fábula.
( ) Conto.
( ) Carta de reclamação.
( ) Texto informativo.
5. Entre os seres humanos, a expressão devorar livros significa:
( ) Comer livros.
( ) Engolir os livros sem mastigar.
( ) Ler muitos livros.
( ) Catalogar livros.
6. Leia o trecho a seguir com atenção: “A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas”. Assinale a opção que revela por que a expressão em destaque está entre vírgulas:
( ) Porque explica, ao contrário do que muita gente pensa, que a joaninha também é um besouro.
( ) Porque explica ao leitor que joaninha e besouro são animais de estimação.
( ) Porque explica ao leitor que a joaninha não é um besouro.
( ) Porque separa a joaninha dos besouros que combatem as pragas.
( ) Dicionários.
( ) Jornais.
( ) Gibis.
( ) Revistas científicas.
8. Leia o trecho a seguir com atenção e assinale a alternativa correta: “O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura de algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.”
A expressão em destaque refere-se ao:
( ) Algodoeiro.
( ) Bicudo
( ) Broca
( ) Besouros
1) Inseto que se alimenta de madeira: ________________.
2) Inseto que, de acordo com seus hábitos, têm preferência por excrementos: ______________.
3) Inseto que ajuda a combater as pragas nas plantações: _______________.
4) Inseto que alimenta - se das flores de algodão: _____________________.
5) Inseto terrível para a lavoura de algodão, atacando a raiz da planta: _______________.
10. Observe atentamente a expressão em destaque no seguinte trecho: “Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros.” A expressão em negrito pode ser substituída por qual outra?
( ) Existem.
( ) Os besouros.
( ) Eles.
( ) Nós.
OBS. Esta apostila está sendo elaborada em HTPC, pela equipe da EMEB Profª Maria Ermantina Carvalho Tarpani, com o intuito de todos os professores do 1º ao 5º Ano saberem o que está sendo exigido nestas avaliações e quais descritores estão sendo explorados. Esta experiência enriquece a prática, afirmam os educadores. Gostaríamos de postar no Blog todo o nosso trabalho, com o intuito de poder ajudar outros educadores, inclusive as professoras que infelizmente este ano não estão mais na equipe da escola, mas continuam na rede.
Olá professora. Seria interessante se para cada atividade elaborada fosse informado o (s) descritor (es) a que ela se aplica. Gosto muito de trabalhar conciliando descritores e atividades, mas francamente tenho dificuldades em elaborar atividades que contemplem os descritores necessários a serie e disciplina , bem como o de identificar com facilidade a qual descritor determinada atividade se aplica. Se puder contar com sua colaboração agradeço e se quiser as que tenho elaborada para divulgação posso cedê-las. Um abraço.
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de saber o gabarito com as resposta para poder tirar uma duvida. Pois o texto e muito bom e as atividades tambem
ResponderExcluirLetra a
ExcluirGabarito do texto
ResponderExcluirMUITO BOM O TEXTO. GABARITO POR FAVOR!
ExcluirO gabarito por favor
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirQueria muito o gabarito
ResponderExcluirachei otimo pode enviar o gabarito?
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluirAchei maravilhoso!!! Você pode me enviar o gabarito
ResponderExcluireu quero as resposta cadee ? Poxaaaa
ResponderExcluirAmei o texto! Vou usá-lo para trabalhar com os meus alunos.
ResponderExcluir