terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lousa Digital, o que muda?

Na verdade, temos uma nova tecnologia e a metodologia dos professores derevá acompanhar esta ferramenta tão inovadora.

video
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. É rica em recursos, nos permite navegação na internet, captura de imagens, ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
As aulas podem ser preparadas pelo professor utilizando-se de programas comuns de computador, como por exemplo, o Power Point e complementar com pesquisas em sites os quais serão mostrados para a turma no desenrolar da apresentação. Durante a aula é possível o professor apresentar o conteúdo programado e navegar na internet com os estudantes.
É interessante que o professor não aja como o detentor do saber, mas como um parceiro, um pedagogo, no sentido de encaminhar e orientar o aluno diante das múltiplas possibilidades e formas de se alcançar o conhecimento e de se relacionar com ele.
Ressaltamos que nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar as aulas em multimídia criando o seu banco, o qual poderá ser compartilhado com a equipe escolar ou até mesmo enviado por e-mail para que o estudante possa esclarecer possíveis dúvidas ou até mesmo ter um primeiro contato com o conteúdo no caso de não poder estar presente no dia da apresentação..
Os professores da EMEB Profª Maria Ermantina Carvalho Tarpani ainda estão se adaptando à nova tecnologia e receberam treinamento oferecido pela professora de apoio ao docente em nosso HTPC (o software da lousa foi disponibilizado para que o professor possa instalá-lo no micro de sua casa para estudo e preparo de suas primeiras aulas em multimídia).


Rosângela Bonater

Nenhum comentário:

Postar um comentário