Nível Pré-Silábico
-
Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes
gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e
interlocutora de atos de leitura e escrita;
-
tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
-
ouvir, contar e escrever histórias;
-
memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas,
professora, pais, etc.);
-
analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade
de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras,
letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
- observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
-
analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
- atividades
permanentes: Cantar
parlenda suco gelado apresentando e recitando as letras do alfabeto; formar
nome próprio e dos amigos com letras móveis; ler
a chamadinha.
-Associar
palavras e objetos;
-Memorizar
palavras globalmente;
-Analisar
palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
-Distinguir
letras e números;
-Familiarizar-se
com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras -significativas;
-Relacionar
discurso oral e texto escrito;
-Distinguir
imagem de escrita;
-Observar
a orientação espacial dos textos;
-Produzir
textos pré-silabicamente;
-Ouvir
e compreender histórias;
-Identificar
letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
-Construção coletiva de uma história sendo o professor o escriba.
SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO
Reconhecer
a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Contar
o número de letra das palavras;
Desmembrar
oralmente as palavras em suas sílabas;
Reconhecer
o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer
a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar
palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir
textos silabicamente;
Ouvir
e compreender histórias;
Completar
palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes
exceda sempre o número de sílabas da palavra).
Cruzadinhas
com banco para os alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos
com valor poderá ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades
e os objetivos.
Caça
palavras
Listas
(leitura e escrita) sempre no mesmo campo semântico
Escrever
textos que se sabe de memória
Produzir
diferentes tipos de textos silabicamente
Leitura
de ajuste
Textos
lacunados
Nomear
seres e objetos (sempre no mesmo campo semântico)
SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
-Compor
palavras com sílabas;
-Decompor
palavras em suas sílabas;
-Produzir
diferentes tipos de textos alfabeticamente;
-Ler
e compreender diferentes tipos de textos;
-Completar
palavras com as sílabas que faltam;
-Completar
frases;
-Ampliar
frases;
-Observar
a segmentação entre as palavras no texto;
-Observar
os sinais de pontuação;
-Ouvir,
compreender e reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;
-Textos
lacunados;
-Construir
frases com palavras dadas.
-Nomear
seres e objetos;
-Leitura
e escrita de listas;
-Cruzadinhas
sem banco de palavras;
-Caça
palavras;
-Escrever
textos que se sabe de memória;
-Organizar
palavras, frases e textos;
-Criar
novas versões para histórias conhecidas;
Dicas da professora Sonia Ubeda
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