PRÁTICAS DE LEITURA
LEITURA
DIÁRIA
Leitura
para os alunos, de contos, lendas, mitos e livros de história em capítulos de
forma a repertoriá-los ao mesmo tempo em que se familiarizam com a linguagem
que se usa para escrever, condição para que possam produzir seus próprios
textos.
RODAS
DE LEITORES
Nas
quais os alunos possam compartilhar opiniões sobre os livros e textos lidos
(favoráveis ou desfavoráveis) e indicá-los (ou não) aos colegas.
LEITURA
PELOS ALUNOS
Leitura
de diferentes gêneros textuais para dotá-los de um conhecimento procedimental
sobre a forma e o modo de funcionamento de parte da variedade de gêneros que
existem fora da escola. Isto é, conhecerem sua forma e saberem quando e como
usá-los.
MOMENTOS
EM QUE OS ALUNOS
TENHAM QUE LER HISTÓRIAS
Leitura
de Histórias para os colegas ou para outras classes – para que melhorem seu desempenho neste tipo
de leitura, possam compreender a importância e a necessidade de se preparar
previamente para ler em voz alta.
ATIVIDADES
DE PESQUISA
Pesquisa
em que os alunos consultem fontes em diferentes suportes (jornal, revista,
enciclopédia, etc.) para aprender a buscar informações.
ATIVIDADES
DE LEITURA COM DIFERENTES PROPÓSITOS
Leitura
com diferentes propósitos: para se divertir, se informar sobre um
assunto,
localizar uma informação específica, para realizar algo, propiciando que os
alunos aprendam os procedimentos
adequados aos propósitos e gêneros.
ATIVIDADES
EM QUE OS ALUNOS ,
APÓS A LEITURA DE UM TEXTO,
COMUNIQUEM
AOS COLEGAS O QUE COMPREENDERAM
Compartilhem
pontos de vista sobre o texto que leram, sobre o assunto e façam relação com
outros textos lidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário