quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas para seu Planejamento.


PRÁTICAS DE LEITURA

LEITURA DIÁRIA
Leitura para os alunos, de contos, lendas, mitos e livros de história em capítulos de forma a repertoriá-los ao mesmo tempo em que se familiarizam com a linguagem que se usa para escrever, condição para que possam produzir seus próprios textos.
RODAS DE LEITORES
Nas quais os alunos possam compartilhar opiniões sobre os livros e textos lidos (favoráveis ou desfavoráveis) e indicá-los (ou não) aos colegas.
LEITURA PELOS ALUNOS
Leitura de diferentes gêneros textuais para dotá-los de um conhecimento procedimental sobre a forma e o modo de funcionamento de parte da variedade de gêneros que existem fora da escola. Isto é, conhecerem sua forma e saberem quando e como usá-los.
MOMENTOS EM QUE OS ALUNOS TENHAM QUE LER HISTÓRIAS
Leitura de Histórias para os colegas ou para outras classes  – para que melhorem seu desempenho neste tipo de leitura, possam compreender a importância e a necessidade de se preparar previamente para ler em voz alta.
ATIVIDADES DE PESQUISA
Pesquisa em que os alunos consultem fontes em diferentes suportes (jornal, revista, enciclopédia, etc.) para aprender a buscar informações.
ATIVIDADES DE LEITURA COM DIFERENTES PROPÓSITOS
Leitura com diferentes propósitos: para se divertir, se informar sobre um
assunto, localizar uma informação específica, para realizar algo, propiciando que os alunos aprendam os procedimentos  adequados aos propósitos e gêneros.
ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS, APÓS A LEITURA DE UM TEXTO,
COMUNIQUEM AOS COLEGAS O QUE COMPREENDERAM
Compartilhem pontos de vista sobre o texto que leram, sobre o assunto e façam relação com outros textos lidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário