Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Programa + Educação - Sesc São Carlos.

No último sábado, 22, aconteceu mais uma edição do programa Esporte, Escola e Educação da Unicep, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com o Sesc. No total, foram 78 crianças, 34 da Emeb Maria Ermantina Carvalho Tarpani e 44 da Emeb Carmine Botta.

As crianças puderam participar de cinco atividades diferentes: Handball, Recreação, Basquete, Natação e a estação curumim, com os instrutores do Sesc. Para Aline Fabiane da Silva, coordenadora local do Programa Mais Educação na Emeb Carmine Botta, é importante que as crianças participem do programa porque, além de vivenciar outras experiências (espaço, grupo, atividades), entendem o valor do esporte e seus benefícios de maneira lúdica, descontraída e de qualidade.

Segundo a coordenadora, após a participação, as crianças já apresentam os resultados: “Ouvi comentários do tipo: ‘Foi o melhor dia de minha vida’, ‘Ainda bem que acordei cedo hoje para vir!’, ‘Quando vai ter novamente?’, ‘Adorei a piscina’, ‘Vou falar pra minha mãe me trazer no Sesc mais vezes’, ‘Mas eu posso vir usar a piscina?’. A partir dos comentários e perguntas dos alunos, é notório o processo de transformação das crianças, primeiro por terem o pertencimento, entendendo que eles também podem frequentar espaços como o Sesc, que oferece várias atividades gratuitas, inclusive de esporte. A outra transformação vem com eles sendo multiplicadores de ideias, quando incluem a família para participarem junto. E, por fim, o entendimento e apropriação do esporte como algo saudável, divertido e necessário para a vida deles”, explicou Aline.

Para Marcio Mascarine, aluno do 8º período de Educação Física, “acima de tudo, a interação social entre as crianças é importante, você poder difundir um esporte que as crianças não conhecem e podem começar a praticar, além de conhecer melhor todos os esportes que estão no projeto. O convívio social das crianças é bem importante e o aprendizado para nós alunos é muito satisfatório”.

Para finalizar, Aline expressou sua satisfação enquanto educadora e também cidadã: “Gostaria de expressar minha enorme satisfação de presenciar/vivenciar um programa de qualidade, organizado e social tão importante que é o ‘Esporte, Escola e Educação’. Penso que outras instituições da cidade poderiam ter a mesma iniciativa. O programa mostra que com atividades ‘simples’, oferecidas com qualidade e dedicação é possível oportunizar para as crianças experiências inesquecíveis que, com certeza, fazem a diferença não apenas no aspecto de esporte e sua importância, mas também no aspecto social e o quanto todos nós, como cidadãos, podemos contribuir para orientar, educar e contribuir para a educação como um todo”.


Fonte: http://www.jornalpp.com.br/cidades/item/20306-78-crianças-participaram-do-esporte-escola-e-educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário