Para que o professor tenha uma ação com objetivos definidos é fundamental que ele conte com instrumentos de registro que o auxiliem na organização e que também sirvam de reflexão sobre sua prática.
Vários são esses instrumentos, como planejamento (anual, bimestral, semestral, mensal), registro pós-atividade, quadro de rotina etc. Todos eles estão a serviço da organização da prática de sala de aula e da reflexão do professor; portanto, não podem ser vistos como “burocráticos”. Ao contrário, eles auxiliam o professor e a equipe da escola na organização dos conteúdos a serem trabalhados e no modo como isso irá acontecer, estabelecendo metas que deverão ser alcançadas ao final de cada ano ou ciclo. O trabalho em parceria — a divisão de tarefas entre os professores de uma mesma série e de uma mesma área — é necessário para que esses documentos possam ser produzidos, avaliados e reformulados.
Cabe ressaltar que esses documentos precisam ter certa flexibilidade, de forma que os professores não se tornem reféns dos instrumentos, mas possam reavaliá-los a todo momento. Portanto, a participação da equipe na elaboração é imprescindível, com os professores auxiliando no estabelecimento dos objetivos, projetos etc. É também uma forma de eles se sentirem mais comprometidos com o trabalho que irão realizar.
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