Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

terça-feira, 20 de março de 2012

Tratamento da Informação.


Quais os animais preferidos das crianças do 1º ano? Quantos alunos comem verdura? Quanto mede a mão de cada um deles? Curiosidades como essas podem acabar com uma simples contagem ou servir de base para um projeto capaz de iniciar seus estudantes no desenvolvimento de diversas competências, como coletar informações, organizá-las e representá-las na forma de gráficos ou tabelas — além de interpretá-las criticamente.

Para que ler gráficos?
A esse conjunto de saberes foi dado o nome de Tratamento da Informação, tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática como parte da alfabetização. Justifica-se: só está alfabetizado quem sabe ler e interpretar dados numéricos dispostos de forma organizada. "Os meios de comunicação usam essa linguagem diariamente. Por isso, é preciso decodificar essas representações visuais", diz Diva Marília Flemming, da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Maria Sueli Monteiro, consultora do Prêmio Victor Civita, diz que muitas vezes os trabalhos de Tratamento da Informação terminam na produção de gráficos, sem ensinar a relacionar os dados nem a criticá-los. "É essencial propor questões com base nesse tipo de representação visual", avalia.


2 comentários:

  1. Linda sua atividade. Amei.
    Vamos trocar atividades o meu blog é lucimaradealbuquerqueluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucimara, fiquei feliz de saber que gostou das atividades. Com certeza podemos manter contato (rbonater@ig.com.br). Boas ideias são sempre bem vindas. Bjs. Rô.

    ResponderExcluir