quinta-feira, 1 de março de 2012

Oficina Tangram - Projeto + Educação.



















O Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.

Objetivos

• Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;

• Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas;

• Mostrar que a Matemática pode ser divertida;

• Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;

• Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;

• Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.

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