Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

sexta-feira, 23 de março de 2012

O Programa + Educação leva as crianças ao Teatro.

Teatro de animação anima crianças no Sesc São Carlos.
Criada a partir de técnicas do teatro de animação, São Carlos recebe hoje e amanhã (23 e 24) a peça “Celeste, a encantadora de estrelas”, da companhia Ilustrada de teatro.

A peça busca dialogar com a técnica de manipulação direta e coloca os atores-manipuladores em constante interação com as figuras manipuladas.

Os bonecos foram criados de modo a fugir aos padrões realistas para que os personagens exercessem uma atuação muito mais simbólica do que caricaturas dos seres humanos.

Uma curiosidade da apresentação é a fala, que é muito pouco usada, de acordo com Junior Siqueira, produtor da companhia. A história é contada por meio das situações e ações dos personagens, o que faz com que o espetáculo seja indicado também para crianças pequenas. “A criança tem uma admiração muito grande com o universo dos bonecos e somos muito bem recebidos por elas e também pelos adultos, que se encantam com as apresentações. No caso das crianças, é mais fácil que elas entrem no universo dos bonecos, por isso vem essa admiração”, afirma Junior.

Ele conta que a peça passa uma mensagem para que as pessoas persistam nos sonhos. “A história fala de uma garota que quer as estrelas para ela e vai em busca dessa conquista. No entanto, muitos outros personagens acabam tentando atrapalhar suas tentativas; outros acabam ajudando. Ou seja, a peça passa a mensagem de incentivo para que as busquem alcançar seus objetivos e ir atrás de seus sonhos. Talvez os sonhos não se realizem da forma que quer que seja, mas de uma forma ou outra sempre consegue sucesso”, conta o produtor.

Na peça são usados bonecos de balcão, manipulação direta e bonecos híbridos. “Em algumas cenas os bonecos interagem com o manipulador, é bem interessante”.

Aguardem as fotos deste momento tão especial!

Um comentário: