quarta-feira, 28 de março de 2012

Música de Páscoa

Vamos entregar a letra da música para as crianças. Em seguida pedir para que acompanhem com o dedo (mesmo que ainda não saibam ler).
Vamos perguntar:
"Que tipo de texto é este?" (música), "Como ele está organizado no papel?" (em versos), "Qual é o título?" os alunos serão convidados a pintar o título.
Na sequência peça para uma criança tentar soletrar o título, mesmo que ainda não conheça letras. O objetivo principal é fazer com que ela comece a reconhecê-las.
O professor pode também soletrar uma palavra e pedir para que as crianças encontrem na letra da música.
Pintar palavras que iniciem com a letra C. Realizar com as crianças novamente a leitura.
Se o professor achar interessante poderá contar o número de pedacinhos (sílabas) em qualquer palavra encontrada na música.


Dando continuidade as atividades podemos perguntar "Quem quer ovo de páscoa?", o que podemos fazer para pedir ovos de páscoa sem encontrar o coelhinho? (Carta). Explicar a função social da carta e como construí-la (o professor poderá ser o escriba). Dependendo do tempo que o professor disponibilizou para realização da tarefa poderá também trabalhar o envelope (remetente, destinatário).

Para incentivar as crianças prepare uma carta resposta, a qual poderá ser lida após a Páscoa. Vou colocar um modelo abaixo:


Atividade elaborada pela professora Adriana Valeria Bertolo Langhi 1º Ano B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário