Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Borboletas e Mariposas começam como lagartas.


Borboletas e mariposas são insetos voadores de espécies semelhantes. Os adultos se desenvolvem a partir de uma forma inicial conhecida como lagarta. Existem cerca de 100 mil espécies ou tipos de borboletas e mariposas. Elas vivem nos mais diferentes habitats, em todas as partes do mundo.
As borboletas e as mariposas variam muito de tamanho. O comprimento de suas asas abertas pode variar de 4 milímetros a 30 centímetros.

Aparência física

As borboletas e as mariposas têm muito em comum. Como todos os insetos, elas têm seis patas e muitos adultos têm dois pares de asas. Escamas tão minúsculas, que parecem pó, cobrem suas asas, corpo e pernas.

Mas também existem muitas diferenças entre as borboletas e as mariposas. As borboletas têm antenas longas e finas com uma pequena saliência na ponta. As antenas das mariposas não têm essas saliências, elas se parecem com pequenas penas ou fios. As asas das borboletas normalmente têm um colorido brilhante e fabulosos desenhos. Já as asas das mariposas têm cores mais sóbrias e seu corpo é mais grosso.

Comportamento

A maior parte das borboletas é ativa durante o dia, enquanto as mariposas geralmente são ativas à noite. Quase todas as borboletas e mariposas se alimentam de plantas. Os adultos de várias espécies bebem um líquido doce retirado das flores chamado néctar. Enquanto se alimentam, uma substância chamada pólen gruda em seu corpo. Quando voam para a outra flor, o pólen cai nela e assim elas ajudam as flores a se reproduzirem.

Muitas borboletas e mariposas viajam longas distâncias para se reproduzir. No outono, a borboleta monarca da América do Norte voa cerca de 3.200 quilômetros para o Sul. Na primavera, elas se reproduzem e em seguida viajam de volta para o Norte. Este tipo de viagem é chamado de migração.

Ciclo de vida

Borboletas e mariposas se transformam completamente ao longo de suas vidas. Esta mudança é chamada de metamorfose. Elas nascem de um ovo como larva ou lagarta e mais se parecem com um verme gordinho. Alguns tipos de lagartas têm pelos. Se encostarmos em algumas delas, teremos a sensação de sofrer uma queimadura; nesses casos, costuma-se chamar a lagarta de “taturana”.
 
Depois de um período de crescimento, a lagarta muda para uma forma chamada crisálida ou pupa. Nessa fase, ela fica inativa por semanas ou meses até que sua forma adulta se desenvolva. Algumas espécies fazem uma casinha de seda chamada casulo, que as protege nesse estado de descanso. Algumas pessoas usam a seda dos casulos de um tipo de lagarta chamada de bicho-da-seda para fazer tecidos. Depois da fase de descanso, finalmente a crisálida se transforma em borboleta ou mariposa, um inseto adulto com asas.

 
Estilo ABNT:
borboleta. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2011. Web,
2011. Disponível em: . Acesso em:
30 de agosto de 2011.
 

2 comentários:

  1. Até o dia 23 quem vai sofrer uma metamorfose sou eu....aff. Vai...pega a sua lancheirinha...

    ResponderExcluir
  2. Amiguinha, só o pessoal da nossa escola vai entender este comentário. Rs. Beijos Rô.

    ResponderExcluir