Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

terça-feira, 19 de julho de 2011

AGRUPAMENTOS/TROCAS EM DIVERSAS BASES, PRIMEIRO PASSO PARA A COMPREENSÃO DAS REGRAS DO SND.

As sugestões de atividades referem-se a agrupamentos e trocas em diversas bases, como primeiro passo para a compreensão das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Nossa proposta é expor o aluno a situações variadas de agrupamentos e trocas de modo que ele possa ir fazendo comparações e percebendo regularidades, para ser capaz de compreender, posteriormente, as regras do Sistema de Numeração Decimal.
Você vai perceber que as atividades iniciais de agrupamentos se limitam a uma única troca, mas logo a seguir são apresentadas atividades com mais de uma troca pois é somente a partir daí que se pode compreender o significado de base de um sistema, mesmo não sendo utilizado o termo “base”. Oferecemos atividades de trocas por 2, 3, 4, 5 e 6, mas você pode adaptar essas trocas a outras, lembrando que, quanto maior a base do sistema, maior quantidade de peças necessárias para se realizar pelo menos duas trocas.


















Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA/ FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO/ DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS.

Um comentário: