Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

terça-feira, 21 de junho de 2011

Prova Brasil 2011.

A Prova Brasil é um instrumento de avaliação do sistema educacional brasileiro, criado para auxiliar no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas. Ela avalia habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas e é aplicada a cada dois anos a estudantes das séries finais de ciclos da educação básica: 4ª e 8ª séries (5° e 9° anos) do ensino fundamental. As médias de desempenho na Prova Brasil compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em cada estado brasileiro.

Os meses que antecedem a aplicação da Prova Brasil devem ser de preparação das escolas. Por isso, é muito importante que todos os professores planejem atividades para os estudantes, identificando os que têm dificuldades de aprendizagem e organizando atividades de reforço e recuperação para todos.

A Coordenação Geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (COEF/MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou nesta terça-feira, 21, uma videoconferência para esclarecer dúvidas sobre a aplicação da Prova Brasil 2011, que ocorrerá no mês de novembro.

O MEC está disponibilizando em seu portal o caderno de orientação da Prova Brasil 2011, ele não apresenta novidades em seu conteúdo comparado com o de 2009, mas não deixa de ser uma importante fonte de informações para professores e pedagogos conhecerem as matrizes de referência e os descritores de português e matemática do 5º e 9º ano. É uma rica fonte para as escolas montarem os seus planos pedagógicos de intervenções como preparação para a prova em novembro.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7619&Itemid

Além disso, no Portal do MEC é possível ler e fazer download de simulados da prova, o que permite que os professores possam se preparar e preparar as turmas para a avaliação.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16640&Itemid=1109

Os simulados são importantes porque trazem exemplos de questões próximas às que serão utilizadas na Prova Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário