terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto Alimentação - 1º ANO.

Se existiu um artista que se divertiu a valer com a arte,este sem dúvida foi Giuseppe Arcimboldo (1527–1593), muito conhecido por suas famosas telas de composições com frutas, legumes, peixes, aves, flores, ele foi mais famoso do que os livros não especializados em arte costumam citar....Giuseppe era filho do pintor Biagio Archimboldo e por razões óbvias ele no início foi discipulo de seu pai, inclusive participou da confecção dos desenho dos vitrais da catedral de Milão. Ele ao contrário de muitos artistas que só recebem o reconhecimento pos morte, era muito amado, principalmente pelo Imperador Fernando I e inclusive foi morar em Praga, na Tchecoslováquia cono artista oficial e prestou serviços aos imperadores Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II. Giuseppe não se limitava somente a ser pintor, era cenógrafo, engenheiro, organizador de festejos e criador de máscaras e fantasias, enfim, ele usava todo material a sua volta para reproduzir imagens, sejam estáticas, quanto movimentadas. Recebia um excelente salário, e era tratado com muita consideração.Tinha liberdade para trabalhar e tinha umas câmaras onde cultivava e criava plantas e animais dos mais exôticos e remotos lugares do mundo.

A corte austríaca, na sua totalidade, estimava-o e amava-o pela sua arte, assim como pela sua disposição impecável. Quando Maximiliano morreu, sucedeu-lhe o seu filho Rodolfo, que continuou a dispensar a mesma mercê e afeição a Arcimboldo, tal como fizera seu pai. Arcimboldo morreu em 11 de julho de 1593 e, em pouco tempo, caiu no esquecimento. Somente no início do século XX, sua obra voltou a ser valorizada, especialmente pelos surrealistas, que se inspiraram no aparente non sense de suas telas.

CUNHA, Leo. O inventor de brincadeiras. Archimboldo. Belo Horizonte: Dimensão, 1996. Coleção arte/vida.

Fonte: http://www.nanamada.blogspot.com/
   
Atividades que podem ser desenvolvidas:











Atividades que podemos desenvolver com as crianças em sala de aula. Dando ênfase na importância de se alimentar corretamente e ao mesmo tempo usamos a obra de Giuseppe Arcimboldo, um artista que fez do seu trabalho um momento de lazer e diversão.
Uma atividade que gostaria de ressaltar que em nossa escola deu muito certo foi a elaboração de um cartaz com a foto escaneada de cada aluno e na frente a professora colocava uma estrelinha de EVA de acordo com alimentação realizada no dia. Ela verificava na hora do almoço os alunos que comiam de tudo e não deixavam nada de lado (verdura, legumes, carnes). Aproveitando o momento para trabalhar a questão do desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário