terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Música na escola.

O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.

A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.

Nesse sentido, o projeto “Música na escola” vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.

A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão.


OBJETIVOS

Organizar uma coletânea de música para ser utilizada em sala de aula de forma pedagógica.

Disponibilizar exemplos práticos, que sirvam como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas.

Apresentar sugestões que envolvam os gêneros musicais.

Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica.

Apresentar trabalhos já desenvolvidos mostrando a possibilidade de promover a interdisciplinaridade.

Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.



COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES

Primeira atividade:

O que eu gosto de ouvir...

• Distribuir uma ficha pautada para cada participante.

NOME:_________________________________________________________

ESTILO DE MÚSICA QUE MAIS GOSTA:_____________________________

CANTOR OU CANTORA PREFERIDA:_______________________________

MÚSICA PREFERIDA:_____________________________________________

GRUPO OU DUPLA PREFERIDA:___________________________________

• Socialização das respostas de cada um.

• Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o projeto sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.

Segunda atividade:

Os alunos vão escutar primeiramente uma música Clássica, e depois pode  ser um Axé/forró/funk (Esta atividade poderá ser feita com outros tipos de músicas).

• Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.

• Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).

• A primeira música será instrumental, de preferência, clássica.

• Deixar que ouçam e respondam.

• Socialização das respostas.

• Dizer a eles que irão fazer novamente o mesmo exercício, agora com outra música (axé ou forró).

• Tocar a música enquanto respondem.

• Socializar as respostas.

Ficha – Atividade.

1 - Ao escutar essa música, você:

a) ( ) Desliga imediatamente

b) ( ) Ouve atentamente

c) ( ) Compra o CD

d) ( ) Deixa tocando como música de fundo


2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome.
_______________________________________________________________

3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
_______________________________________________________________

4 - O que você sente ao ouvir essa música?
_______________________________________________________________

5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
_______________________________________________________________

6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
_______________________________________________________________

7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
_______________________________________________________________

8 - Você gosta desse tipo de música? Por quê?
_______________________________________________________________

Terceira atividade:

• Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
• Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
• Socialização das respostas.
• Distribuição da letra da música.
• Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.

Ficha – Atividade: Curtindo o clipe

Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:

a) A música é:

( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica

b) A letra da música é:

( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica

c) O clipe é:

( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável

d) Quando ouve a música, você:

( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades

e) O(A) cantor(a) da música parece estar:

( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva

Quarta atividade:

Quebra - cabeça musical (em duplas).

Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas.

• Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.

Exemplo 1: Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.

Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.

Segundo momento: Quebra-cabeça.

• Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.

• Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.

• Em seguida, tocar a música para que possam conferir.

• Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.

Quinta atividade:

Enviando um presente.

• Distribuir a letra de uma música que seja popular.

• Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.

• Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:

Você compraria o CD com essa música?

Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?

Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe a letra dessa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.

Sexta atividade:

Discutindo a música

• Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
• Tocar o CD para que todos possam cantar.
• Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.

Sétima atividade:

Trilha sonora

• Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.

• Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).

• Socialização das respostas.

• Distribuir a letra da música.

• Tocar a música para que todos cantem juntos.

Ficha – Atividade: Trilha sonora

1 - Dê dois adjetivos para essa música.

___________________________________________________

2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?

___________________________________________________

3 - Sobre o que seria o filme?

___________________________________________________

4 - Onde a história se passaria?

___________________________________________________

5 - Quais seriam os personagens?

___________________________________________________

6 - Como terminaria o filme?

___________________________________________________

Oitava atividade:

O que está faltando?

• Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.

• Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.

• Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.

• Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.

• Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.

Nona atividade:

Parceria com o compositor

• Distribuir a letra de uma música.

• Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.

• Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).

• Solicitar que respondam às questões:

Qual é o nome do compositor da música?

Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?

Em que momento você acha que ele escreveu a música?

Você gostou da música?

• Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:

Dizendo se gostou ou não da música e por quê.

Sugerindo mudanças na música.

SUGESTÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS


• ESCOLHA UMA MÚSICA QUE OS ALUNOS JÁ SAIBAM DE COR (BOI DA CARA PRETA, ATIREI O PAU NO GATO, PAI FRANCISCO...), ESCREVA-A NUM CARTAZ E FIXE-A NUM LOCAL ONDE TODOS OS ALUNOS POSSAM VISUALIZÁ-LA. DÊ A TODOS A LETRA DA MÚSICA.

• DE INÍCIO NÃO FALE DO QUE SE TRATA E DEIXE QUE ELES EXPLOREM A LETRA DA MÚSICA FAZENDO SUAS DEDUÇÕES. APÓS, LEIA JUNTO COM ELES E PERMITA QUE ELES DESCUBRAM A MÚSICA. USE UM CD COM A MÚSICA E COLOQUE NO RÁDIO PARA ELES POSSAM OUVIR E CANTAR JUNTOS. DEPOIS QUE TODOS JÁ CANTARAM A MÚSICA COM O AUXÍLIO DO CD, CANTE VOCÊ COM ELES FAZENDO A LEITURA DE AJUSTE NO CARTAZ (LENDO, ACOMPANHANDO A LETRA DA MÚSICA COM O DEDO OU UMA RÉGUA). AH, OS ALUNOS ADORAM QUANDO VEEM O(A) PROFESSOR(A) PARTICIPANDO DA ATIVIDADE COM ELES. OS DEIXAM BEM PRÓXIMOS!!

• DEPOIS QUE TODOS JÁ SABEM A MÚSICA, PEÇA PARA QUE ELES ENCONTREM DETERMINADAS PALAVRAS NA LETRA DA MÚSICA E AS CIRCULEM COM CORES DIFERENTES (VOCÊ TAMBÉM VAI ESTAR TRABALHANDO CORES!!). FAÇA ISSO NA FOLHA DELES E DEPOIS PEÇA PARA ALGUNS ALUNOS ACHAREM AS MESMAS E OUTRAS PALAVRAS NO CARTAZ).

• DEPOIS DISSO, VOCÊ PODE DISTRIBUIR UMA FOLHA ONDE AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CADA VERSO DA MÚSICA (SUBSTANTIVOS) ESTEJAM FALTANDO PARA QUE ELES POSSAM COMPLETAR COM AS MESMAS (SEM O APOIO DA LETRA COMPLETA DA MÚSICA, SENÃO ELES NÃO REFLETEM SOBRE A LEITURA E ESCRITA E VIRA APENAS UMA CÓPIA!). AUXILIE OS QUE ENCONTRAREM DIFICULDADES!! (FAÇA ESSA ATIVIDADE PRIMEIRAMENTE NO COLETIVO PARA QUE ELES COMPREENDAM, LEVANDO-OS A REFLETIR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA).

• OUTRA ATIVIDADE É PEDIR PARA QUE USEM ALFABETO MÓVEL PARA ESCREVER PARTE DA MÚSICA (UM VERSO OU O NOME DA MÚSICA). PODE TAMBÉM FAZER ESTA ATIVIDADE UTILIZANDO AS PALAVRAS EMBARALHADAS DE PARTE DA MÚSICA PARA QUE ELES ORGANIZEM.

• DIVIDA A MÚSICA EM VERSOS E EMBARALHE-OS PARA QUE ELES POSSAM ORGANIZAR OS MESMOS COLETIVAMENTE. DEPOIS PEÇA PARA QUE ELES TENTEM FAZER O MESMO EM DUPLAS PRODUTIVAS OU SOZINHOS DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA OU DE ALGUNS ALUNOS.

• FINALIZANDO, PEÇA PARA QUE ELES REESCREVAM A MÚSICA (EM DUPLAS PRODUTIVAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ESCRITA OU INDIVIDUALMENTE). VOCÊ TAMBÉM PODE REESCREVÊ-LA JUNTAMENTE COM ELES TORNANDO-SE O ESCRIBA DE SEUS ALUNOS, ONDE ELES VÃO PODER OBSERVAR ALGUMAS QUESTÕES PECULIARES DA ESCRITA (PONTUAÇÃO, QUE SE ESCREVE DA ESQUERDA PARA A DIREITA, GRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS, QUANDO ACABA A LINHA CONTINUA-SE A ESCREVER NA LINHA DE BAIXO E A PARTIR DA ESQUERDA EM DIREÇÃO À DIREITA). MAS NUNCA FAÇA ISSO PARA QUE ELES COPIEM. ISSO NÃO AJUDA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA!

• DEIXE O CARTAZ À MOSTRA NA SALA MESMO APÓS O TÉRMINO DO TRABALHO COM AQUELA MÚSICA NO PROJETO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE SEMPRE EXPLORÁ-LO E O CONSULTAREM. DESSA FORMA VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR QUE SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS. MAS LEMBRE-SE SEMPRE DE RETIRÁ-LO DO CAMPO VISUAL DOS SEUS ALUNOS QUANDO FIZER UMA ATIVIDADE COM A MESMA MÚSICA PARA QUE ELES NÃO COPIEM E SIM ARRISQUEM A ESCRITA, POIS O ERRO É IMPORTANTÍSSIMO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BUSCA DOS ACERTOS. SE NÃO TENTAR, NINGUÉM APRENDE. O MESMO ACONTECE CONOSCO QUANDO TENTAMOS ACERTAR NA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA VIDA. SE NÃO TENTARMOS, NUNCA SABEREMOS SE DARÁ CERTO OU NÃO.

• VOCÊ PODE BUSCAR OUTRAS FORMAS DE EXPLORAR A LETRA DE UMA MÚSICA.

• E LEMBRE-SE DE SEMPRE AUXILIAR OS SEUS ALUNOS QUANDO PRECISAREM. VOCÊ É O MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DELES.

• E TAMBÉM SEMPRE FAÇA A ATIVIDADE NO COLETIVO, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, PARA DEPOIS PARTIR PARA O TRABALHO EM DUPLA OU INDIVIDUAL.

• EM DUPLA, OS DOIS ALUNOS TROCAM SUAS EXPERIÊNCIAS ONDE UM AUXILIA O OUTRO E CONSTROEM JUNTOS SUA APRENDIZAGEM.

• REESCREVER A MÚSICA EM OUTRO TIPO DE TEXTO OU REPRESENTAÇÃO PLÁSTICA (DESENHO, PINTURA, ETC.) TAMBÉM É UMA BOA SAÍDA PARA VERIFICAR SE ELA FOI BEM COMPREENDIDA PELO ALUNO OU NÃO.

PRODUTO FINAL

SERÁ APRESENTADO UM GRANDE SHOW ENVOLVENDO APRESENTAÇÕES MUSICAIS:

• APRESENTAÇÃO DE GÊNEROS MUSICAIS COM DIFERENCIAÇÕES DE DÉCADAS E EXPRESSÃO CORPORAL;

• PRODUÇÕES ESCRITAS.

• FESTIVAL ARTÍSTICO E CULTURAL;

• EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA.

AVALIAÇÃO

A AVALIAÇÃO PERMEIA TODO O PROCESSO, DESDE A ELABORAÇÃO DO PROJETO, O DESENVOLVIMENTO, E A FINALIZAÇÃO, SERVINDO COMO INDICADOR PARA QUE OS EDUCADORES REFORMULEM OU REDIRECIONEM OS SEUS OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS.

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