• Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
• Construir conhecimentos sobre o funcionamento sobre o sistema de escrita alfabético.
Conteúdo:
• Leitura.
Alunos:
• 1° e 2° anos.
Tempo estimado:
• Um mês.
Material necessário:
• Livro Salada, Saladinha (Maria José de Nóbrega e Rose Pamplona, 56 páginas, Editora Moderna, cartolinas e lápis de cor).
Flexibilização:
• Para trabalhar com crianças com deficiência auditiva, em www.ne,org.br digite na busca “ coletânea de parlendas”.
• Para trabalhar com crianças com deficiência auditiva, em www.ne,org.br digite na busca “ coletânea de parlendas”.
Desenvolvimento:
• 1 Etapa:
Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva cada uma delas em cartazes para apresenta-las ao grupo e organize um momento para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.
• 2 Etapa:
Apresente o Livro Salada, Saladinha e proponha a publicação de uma coletânea de parlendas organizadas pela turma. Oriente os alunos a decidir aspectos como “quem serão os leitores”. Em grupos, eles devem manusear o livro para observar como ele é organizar.
• 3 Etapa:
Produza com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas e proponha que selecionem as que vão compor a coletânea. Liste as tarefas que devem ser cumpridas para a organização da publicação, como a seleção dos textos, e a elaboração da dedicatória, das ilustrações, e da capa, definindo o prazo para o lançamento.
• 4 Etapa:
Distribua para cada dupla cópias de parlendas escritas em letra bastão, misturando um texto selecionado a outros do mesmo genêro que não foram escolhidos para o livro. Nenhum deles deve conter o título, para que os alunos tenham de fazer a leitura do texto inteiro a fim de indentificá-los. Para selecionar o que entregar a cada dupla, atente-se para as caracter´siticas quantitativas e qualitativas das parlendas. Observe o conjunto abaixo. A tarefa das crianças é localizar a parlenda Santa Luzia:
Texto 1
Santa Luzia
Passou por aqui
Com seu cavalinho
Comendo capim
Santa Luzia
Que tinha três filhas:
Uma fiava
Uma tecia
Uma que tirava
O cisco que havia.
Texto 2
Santa Clara clareou
São Domingos alumiou.
Vai, chuva!
Vem, Sol!
Vai, chuva!
Vem, Sol!
Pra secar o meu lençol!
Texto 3
Corre, ratinho
Que o gato tem fome
Corre, ratinho
Que o gato te come.
Entregar aos alunos os textos 1, 2 e 3; ou os textos 1 e 2, ou ainda os textos 1 e 3, consiste em decisões didáticas que apresentam distintos problemas de leitura. Entre Corre ratinho e Santa Luzia, há mais contrastes quantitativos e qualitativos do Santa Luzia e Santa Clara Clareou, o que torna a tarefa mais desafiadora. A leitura dos textos 1, 2 e 3 pode colocar desafios para as crianças que já pensam nos aspectos quantitativos do sistema de escrita, enquanto a proposta com os texto 1 e 3 é desafiadora para quem está começando a considera-los. O tamanho das parlendas, a quantidade de estrofes, as letras usadas e a existência ou não de termos repetidos nos textos são alguns dos índices a considerar ao planejar as sessões de leitura. Como sabem o que está escrito, antecipar onde isto está escrito é a primeira estratégia usadas pelos estudantes. Nessas sessões de leitura, as ações dos alunos será buscar ajustar as cadeias orais aos segmentos escritos. Não é óbvias para eles a relação entre oral e escrito, entre as partes e o todo. Desse modo, favoreça que possam colocar em jogo o que sabem sobre o sistema de escrita, mas passem a incluir, ao longo das sessões, novos aspectos não considerados inicialmente.
Garanta que todos justifiquem essas antecipações levando em conta as marcas gráficas do texto, identificados os textos a ser publicados, recolha as parlendas não selecionadas, deixando em cada dupla a parlenda escolhida.
Solicite que todos planejem e executem as ilustrações dos textos e da capa do livro.
• 5 Etapa
Reúna as parlendas ilustradas e a capa, proponha a escrita da dedicatória e comunique à comunidade escolar o lançamento da coletânea.
Produto final:
Coletânea de Parlendas.
Avaliação:
Observe os progressos dos alunos em relação á construção do sistema de escrita e ao desenvolvimento de comportamentos leitores:
1. Os estudantes memorizaram e se divertiram com as parlendas?
2. Ampliaram o repertório de parlendas conhecidas?
3. Realizaram as tarefas de leitura, arriscando-se a antecipar o que estava escrito e verificando as antecipações, considerando as marcas gráficas e os índices quantitativos e qualitativos.
Fonte: Projeto retirado da Revista Nova Escola - Novembro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário