Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Projeto Autobiografia – Profª Joelma 1º Ano

  Os alunos devem perceber e compreender que cada pessoa é única, é diferente das outras.
  As pessoas podem até ter algumas coisas em comum, como cor da pele, preferência por um tipo de música, uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é exatamente igual a ninguém!
  Levar os alunos a refletirem sobre algumas pessoas que não aceitam as diferenças: de cor de pele, religião, outros gostos... Até concluírem que isso não é legal.
  O objetivo é os alunos perceberem, também, que como cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo de pensar, de agir, os fatos que são importantes para alguém podem não ser para outra pessoa. Cada um tem seu Álbum da Vida, sua história.
  Aproveite o Álbum da vida para trabalhar noções de anterioridade e posterioridade, levando-os a perceber, que seu álbum é uma forma de registro de sua vida, uma fonte da qual se pode obter informação sobre ela quando estiver mais adulto.

Dicas para montar o livro:

ü            Pasta com foto do aluno na capa;
ü            Folhas de linguagem;
ü            Meu nome é _______ (ideia - recorte das letras da revista);
ü            E significa (o que quer dizer o nome) – o professor poderá montar um painel para a escola;
ü            Meu anjo da guarda é________ ( falar sobre este ) – respeitando religiões;
ü            Sou do signo de ___________  ( falar sobe o mesmo);
ü            Eu sou assim: desenho da pessoa no local que quiser;
ü            Nasci no dia --/--/--, na cidade de ----------. Quando nasci acharam: -------------- (exemplo que era parecida com a mãe, ou com o pai);
ü            História do meu nome: ------------------ (quem escolheu e por quê?);
ü            O nome da minha mãe é: acompanhado do desenho ou foto;
ü            E o meu pai se chama: acompanhado de desenho ou foto;.
ü            Tenho ____ irmãos (desenho e nome).
ü            Minha casa é assim (desenho da planta da casa ou da frente dela).
ü            Eu gosto de comer........ (com as fotos de propagandas e seu respectivo nome.);
ü            Meus melhores amigos e amigas são: fotos ou desenhos e nomes.
ü            Eu gosto de brincar de ........ Recorte de propagandas.
ü            Meu bicho de estimação é um: ______ ou Eu gostaria de ter um bicho de estimação:_______;
ü            O time do coração é o: nome e emblema;
ü             Esta é a minha história preferida: _______________;
ü            As cores que eu mais gosto são: ___________;
ü            Tenho muito medo de: ______________;
ü            O filme que mais gostei foi: _______________;
ü            O livro que mais gostei foi:________________;
ü            Quando crescer, quero ser: ________________;
ü            Ao me vestir gosto de usar: ________________ (roupas recortadas de propaganda);
ü            Algumas folhas extras para se quiser acrescentar mais alguma coisa, como por exemplo, música, ídolo, esporte etc.

Esperamos poder contribuir com nossa prática pedagógica.

“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”

Atenção: Algumas mudanças podem ser realizadas para a proposta ser aplicada em outro ano/série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário