Projeto Amigos
Justificativa: Neste projeto será proposto um conjunto de atividades para tornar o encontro dos novos colegas de classe e da professora significativo e, ao mesmo tempo, desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita.
As atividades propostas visam o conhecimento e a integração da turma, a aprendizagem de nomes próprios e de outras palavras significativas, o contato com alguns gêneros e tipos de textos (listas de palavras, poema, letra de canção, bilhete e texto narrativo) e com elementos do sistema alfabético de escrita (escrita de palavras, reconhecimento de letras, relação entre som e grafia).
Objetivos:
· Entrosamento do grupo;
· Conscientização das crianças sobre a importância da aprendizagem;
· Avaliação diagnóstica inicial de Português;
· Ampliação de conhecimentos da escrita.
Aspectos a serem trabalhados:
· Integração do grupo;
· Letramento e alfabetização
· Linguagem oral;
· Esperar a vez para falar, ouvir com atenção e emitir opiniões;
· Escrita de nomes (alfabetização);
· Leitura apoiada na memória;
· Escrita espontânea individual e escrita coletiva;
· Escrita com letras móveis (alfabetização);
· Relação entre som e escrita (alfabetização);
· Organização do texto poético e uso de recursos poéticos (rimas);
· Produção de mensagem para o amigo secreto (escrita espontânea);
· Elaboração de listas e leitura de palavras;
· Leitura e organização de texto narrativo;
· Confecção de agenda dos telefones.
Sequência provável das atividades
Atividade 1: Meus colegas e eu.
· Conversa com a turma sobre o projeto amigos;
· Cada criança escreverá seu nome em um cartão da forma que souber (escrita espontânea);
· Apresentação de cada criança no coletivo, sendo que serão chamados de acordo com a letra inicial do nome (ordem alfabética) para colocarem seu cartão no quadro (cartaz que ficará exposto na sala).
Atividade 2: Por que estamos juntos?
· Questionamento da professora: Por que as pessoas vão à escola? E o que se aprende nela?;
· Diante das respostas outro questionamento: E o que vocês querem aprender?;
· Conversa sobre atitudes e combinados necessários para que a aprendizagem aconteça com sucesso;
· Escrita coletiva dos combinados.
Atividade 3: Meus amigos e eu.
· Cada criança fará o desenho de si e demais colegas, escrevendo os seus respectivos nomes.
Atividade 4: A canoa virou (PARTE I).
· Cantar a música “A canoa virou”;
· Leitura de memória da letra da música;
· Completar a música com o nome de um colega da sala (copiando esse nome do crachá do colega escolhido).
A canoa virou (PARTE II).
· Cantar a música “Se eu fosse um peixinho”;
· Leitura apoiada na Memória;
· Completar a música com o nome de um colega.
Atividade 5: Seja bem - vinda, volte outra vez.
· Leitura do poema “Seja bem - vinda, volte outra vez” (Ciça);
· Completar os espaços vazios com os nomes apresentados no poema;
· Ênfase na observação das rimas.
Atividade 6: Brincando com nomes.
· Inventar rimas (como no poema da Ciça) utilizando os nomes da turma.
Atividade 7: Escrevendo com letras móveis.
· Organizar a turma em duplas produtivas;
· Distribuir alfabeto móvel;
· Cada criança montará o nome do parceiro e depois juntos montarão o nome da professora.
Atividade 8: Amigo Secreto.
· Explicação da brincadeira;
· Sorteio dos nomes (leitura dos nomes com a ajuda da professora);
· Cada criança escreverá uma mensagem e fará um desenho para o amigo sorteado (escrita espontânea);
· Troca das mensagens.
Atividade 9: Conhecendo melhor meus amigos.
· Diálogo sobre as preferências das crianças quanto a atividades de lazer e divertimento;
· Escrita coletiva das atividades mais indicadas;
· Ilustração das preferências escritas.
Atividade 10: Amigos do peito.
· Leitura coletiva do texto poético “Amigos do peito” de Claudio Thebas;
· Observação das rimas presentes;
· Completar espaços vazios do poema (lembrando das rimas).
Produto Final: O produto final do projeto é a confecção de uma agenda com os nomes e telefone dos alunos. A confecção da agenda tem como objetivos familiarizar os alunos com um tipo de uso social da escrita em nossa sociedade (registro e auxiliar da memória) e propiciar uma forma contextualizada de uso e aprendizagem da leitura e da escrita.
Avaliação: Será observado o desempenho de cada criança na realização das atividades com registros sobre seus conhecimentos e dificuldades para o planejamento das intervenções necessárias.
Sugestões de leituras:
A Joaninha Rabujenta – Eric Carle.
Pedro e Tina – Stephen M. King.
Os colegas – Lygia Bojunga Nunes.
Por quê? – Nikolai Popov.
Serafina sem Rotina – Cristina Porto.
O trem da Amizade – Wolfgang Slowski.
Amigos do peito – Claudio Thebas.
A Bruxa Salomé e A casa Sonolenta – Andrey Wood.
A Velhinha Maluquete – Ana Maria Machado.
O Grande rabanete – Tatiana Belinky.
Será mesmo que é bicho? Angelo machado.
A Caixa Maluca – Flavia Muniz.
A Galinha que criava um Ratinho – Ana Maria Machado.
Esperamos poder estar ajudando você professor neste início de ano.
Parabéns pelo projeto. Vou levar algumas sugestões de atividades para o meu trabalho, já que atendo alunos com dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
ResponderExcluirBoa semana!
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/
http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br/