segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Projeto Amigos - 1ºAno - Elaborado Profª Adriana Langhi.

Projeto Amigos

         Justificativa: Neste projeto será proposto um conjunto de atividades para tornar o encontro dos novos colegas de classe e da professora significativo e, ao mesmo tempo, desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita.
         As atividades propostas visam o conhecimento e a integração da turma, a aprendizagem de nomes próprios e de outras palavras significativas, o contato com alguns gêneros e tipos de textos (listas de palavras, poema, letra de canção, bilhete e texto narrativo) e com elementos do sistema alfabético de escrita (escrita de palavras, reconhecimento de letras, relação entre som e grafia).

         Objetivos:
·               Entrosamento do grupo;
·               Conscientização das crianças sobre a importância da aprendizagem;
·               Avaliação diagnóstica inicial de Português;
·               Ampliação de conhecimentos da escrita.

         Aspectos a serem trabalhados:
·               Integração do grupo;
·               Letramento e alfabetização
·               Linguagem oral;
·               Esperar a vez para falar, ouvir com atenção e emitir opiniões;
·               Escrita de nomes (alfabetização);
·               Leitura apoiada na memória;
·               Escrita espontânea individual e escrita coletiva;
·               Escrita com letras móveis (alfabetização);
·               Relação entre som e escrita (alfabetização);
·               Organização do texto poético e uso de recursos poéticos (rimas);
·               Produção de mensagem para o amigo secreto (escrita espontânea);
·               Elaboração de listas e leitura de palavras;
·               Leitura e organização de texto narrativo;
·               Confecção de agenda dos telefones.

         Sequência provável das atividades

         Atividade 1: Meus colegas e eu.   
·               Conversa com a turma sobre o projeto amigos;
·               Cada criança escreverá seu nome em um cartão da forma que souber (escrita espontânea);
·               Apresentação de cada criança no coletivo, sendo que serão chamados de acordo com a letra inicial do nome (ordem alfabética) para colocarem seu cartão no quadro (cartaz que ficará exposto na sala).

         Atividade 2: Por que estamos juntos?
·               Questionamento da professora: Por que as pessoas vão à escola? E o que se aprende nela?;
·               Diante das respostas outro questionamento: E o que vocês querem aprender?;
·               Conversa sobre atitudes e combinados necessários para que a aprendizagem aconteça com sucesso;
·               Escrita coletiva dos combinados.

         Atividade 3: Meus amigos e eu.
·               Cada criança fará o desenho de si e demais colegas, escrevendo os seus respectivos nomes.

         Atividade 4: A canoa virou (PARTE I).
·               Cantar a música “A canoa virou”;
·               Leitura de memória da letra da música;
·               Completar a música com o nome de um colega da sala (copiando esse nome do crachá do colega escolhido).

         A canoa virou (PARTE II).
·               Cantar a música “Se eu fosse um peixinho”;
·               Leitura apoiada na Memória;
·               Completar a música com o nome de um colega.

         Atividade 5: Seja bem - vinda, volte outra vez.
·               Leitura do poema “Seja bem - vinda, volte outra vez” (Ciça);
·               Completar os espaços vazios com os nomes apresentados no poema;
·               Ênfase na observação das rimas.

         Atividade 6: Brincando com nomes.
·               Inventar rimas (como no poema da Ciça) utilizando os nomes da turma.

         Atividade 7: Escrevendo com letras móveis.
·               Organizar a turma em duplas produtivas;
·               Distribuir alfabeto móvel;
·               Cada criança montará o nome do parceiro e depois juntos montarão o nome da professora.

         Atividade 8: Amigo Secreto.
·               Explicação da brincadeira;
·               Sorteio dos nomes (leitura dos nomes com a ajuda da professora);
·               Cada criança escreverá uma mensagem e fará um desenho para o amigo sorteado (escrita espontânea);
·               Troca das mensagens.

         Atividade 9: Conhecendo melhor meus amigos.
·               Diálogo sobre as preferências das crianças quanto a atividades de lazer e divertimento;
·               Escrita coletiva das atividades mais indicadas;
·               Ilustração das preferências escritas.

         Atividade 10: Amigos do peito.
·               Leitura coletiva do texto poético “Amigos do peito” de Claudio Thebas;
·               Observação das rimas presentes;
·               Completar espaços vazios do poema (lembrando das rimas).

         Produto Final: O produto final do projeto é a confecção de uma agenda com os nomes e telefone dos alunos. A confecção da agenda tem como objetivos familiarizar os alunos com um tipo de uso social da escrita em nossa sociedade (registro e auxiliar da memória) e propiciar uma forma contextualizada de uso e aprendizagem da leitura e da escrita.

         Avaliação: Será observado o desempenho de cada criança na realização das atividades com registros sobre seus conhecimentos e dificuldades para o planejamento das intervenções necessárias.

         Sugestões de leituras:
         A Joaninha Rabujenta – Eric Carle.
         Pedro e Tina – Stephen M. King.
         Os colegas – Lygia Bojunga Nunes.
         Por quê? – Nikolai Popov.
         Serafina sem Rotina – Cristina Porto.
         O trem da Amizade – Wolfgang Slowski.
         Amigos do peito – Claudio Thebas.
         A Bruxa Salomé e A casa Sonolenta – Andrey Wood.
         A Velhinha Maluquete – Ana Maria Machado.
         O Grande rabanete – Tatiana Belinky.
         Será mesmo que é bicho? Angelo machado.
         A Caixa Maluca – Flavia Muniz.
         A Galinha que criava um Ratinho – Ana Maria Machado.

Esperamos poder estar ajudando você professor neste início de ano.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto. Vou levar algumas sugestões de atividades para o meu trabalho, já que atendo alunos com dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
    Boa semana!

    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/

    http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir