Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Planejando Março - Toda Força ao 1º Ano

As atividades sugeridas para o mês de março são, na realidade, um aprofundamento e uma ampliação daquelas atividades propostas para o mês de fevereiro. Mesmo porque, espera-se que nesse segundo mês de aula os alunos prossigam ampliando o seu conhecimento sobre o sistema de escrita e construindo comportamentos leitores e escritores ao participar de situações de leitura e de escrita que sejam relevantes e que promovam uma intensa reflexão sobre a língua escrita. Nesse contexto, é importante considerar:

O trabalho com o nome próprio continua a ser desenvolvido, de modo que os alunos possam utilizar a escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas como referência sobre o sistema de escrita.

O trabalho com as palavras de referência não deve se restringir aos nomes próprios. A produção de outras listas sobre temas que tenham relevância no contexto do trabalho desenvolvido até o momento pode e deve ocorrer de forma sistemática.

A produção de uma “Agenda de Aniversários”, atividade em que os alunos colocarão em jogo aquilo que aprenderam sobre a escrita dos nomes da turma, a ordem alfabética e outros assuntos relacionados ao som das letras e à representação gráfica das mesmas são um dos focos centrais do trabalho deste mês.

O início de um projeto de cantigas populares que deverá se estender até abril e que colocará na rotina muita cantoria e muitas situações de leitura.

É claro que os alunos têm de continuar a escrever, e muito. Escrever do próprio jeito, escrever utilizando apoio, escrever com o colega, copiar... Quando não se domina ainda a escrita, é preciso se sentir à vontade para escrever e, principalmente, para pensar sobre como é que se escreve.

Observe que a ênfase do planejamento é o registro do trabalho com a leitura, a escrita e a comunicação oral. E para apoiar essa empreitada, fornecemos várias indicações, com sugestões de atividades nas quais você poderá ler e escrever para a turma e outras nas quais os alunos serão desafiados a ler e escrever também. Não se esqueça de considerar suas anotações e os quadros de avaliação para fazer o seu planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário