Rua Paraná, n.º 700, Jardim Pacaembu Fone: (16) 3375-2626 Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Novas Tecnologias. Fique de olho!!!

A Biblioteca de Livros Digitais apresenta livros em formato digital, conjugando a leitura com animação, o vídeo e o áudio, de modo a incentivar o gosto pela leitura, tirando partido das novas tecnologias.
As obras inseridas na Biblioteca de Livros Digitais reúnem diversas vertentes que tornam a leitura particularmente inovadora, convidando os leitores a transformarem-se em escritores e em ilustradores, e até mesmo a partilharem as suas produções com os cibernautas inscritos na Biblioteca dos Livros da Malta. Neste momento, são nove as obras disponibilizadas na Biblioteca de Livros Digitais, destinadas às diversas faixas etárias, desde o pré-escolar até a idade adulta.
Ainda antes de começarem a ler cada obra, os interessados tem a possibilidade de assistir a uma apresentação animada das personagens principais de cada livro, bem como de ouvir os autores e os ilustradores a falarem sobre os respectivos volumes. Depois, à medida que viram as páginas do livro, os leitores podem ler o texto e ver as ilustrações animadas, enquanto ouvem uma leitura dramatizada da história, da responsabilidade de Lúcia Maria e de Manuel Coelho, do Teatro Nacional D. Maria II.
No final do livro, os interessados dispõem de um espaço em branco que podem utilizar para escrever ou ilustrar, de modo a personalizarem o seu livro, que passa a conter na capa o nome da pessoa a quem pertence. Olha o incentivo!
Fonte: C.I.T.I (Centro de Investigação para Tecnologias Interativas) - Centro dedicado à multimídia, educação e cultura. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

2 comentários:

  1. Muito legal a proposta de trabalho. Tenho certeza que as crianças ficarão empolgadas para participar deste convite de escrita, bastante contextualizado e que permite a leitura de seus textos por outras pessoas, além do professor.
    Abraços
    Stella

    ResponderExcluir
  2. É bom poder trazer coisas novas para a escola. Estou contente de ter uma equipe como esta. Stella, é um ganho ter você como companheira de trabalho, nos auxiliando e incentivando.
    Bjs. Rô.

    ResponderExcluir